Hormonioterapia
Hormonioterapia é um tratamento utilizado para diminuir ou bloquear a ação de certos hormônios que podem estimular o crescimento de células neoplásicas do corpo.
Pode ser indicada de forma isolada ou associada a outras modalidades terapêuticas como cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
A medicação pode ser administrada ao paciente através de comprimidos (via oral) ou injeções subcutâneas.
O bloqueio hormonal também pode ser pode ser obtido através de procedimentos cirúrgicos com a retirada de glândulas endócrinas, como ovários e testículos.
A hormonioterapia é uma das principais armas para o tratamento integrado do câncer de mama, utilizado quando o tumor expressa positividade para receptores hormonais. Ela pode ser conduzida por meio de estarégias ablativas (retirada dos ovários), competitivas (tamoxifeno) ou supressivas (inibidor de aromatase e análogos GnRH).
Nos homens, hormônios como a testosterona também podem favorecer o desenvolvendo de células doentes no câncer de próstata. Por isso, a hormonioterapia, ou bloqueio androgênico, tem a função de inibir o estímulo hormonal a este tipo de tumor.
A indicação e a duração do tratamento varia de acordo com cada caso e conforme planejado pelo médico oncologista.